O armazenamento em cache do conteúdo do site WordPress é uma maneira recomendada de melhorar o desempenho e reduzir o uso do servidor. O plug-in LiteSpeed Cache é uma ferramenta popular para implementar facilmente o cache do site. Ele também oferece um conjunto completo de ferramentas de otimização do WordPress para garantir que seu site ofereça a melhor experiência possível ao cliente.
Aprenda como otimizar seu site WordPress usando o plugin LiteSpeed Cache para WordPress. Você precisará de uma conta QUIC.cloud para concluir este guia. Esta conta é gratuita para iniciar, mas pode exigir uma atualização com base no uso.
Instale e configure o LiteSpeed Cache
Primeiro, você precisará instalar o plug-in de cache LiteSpeed e, em seguida, adicionar seu domínio à sua conta QUIC.cloud, pois é necessário. Aqui estão os passos.
Instale e ative o plug-in LiteSpeed Cache da LiteSpeed Technologies no seu painel WordPress.
Agora que o plug-in está instalado, precisamos configurar a conta QUIC.cloud. Clique no LiteSpeed Cache e no link Geral no seu menu de navegação.
Na página Configurações gerais , clique no botão Solicitar chave de domínio.
Depois que sua chave de domínio for solicitada, pode levar alguns minutos para ser adicionada ao seu site WordPress. Após alguns minutos, clique no link Geral em LiteSpeed Cache para atualizar a página. Você deve então ver uma mensagem dizendo “Parabéns, sua chave de domínio foi aprovada! A configuração foi atualizada de acordo.”
No lado direito da página, clique no botão Link to QUIC.cloud.
Faça login na sua conta QUIC.cloud. Você será direcionado de volta ao seu painel do WordPress.
Digite seu endereço IP compartilhado no campo IP do servidor.
Clique no botão Salvar alterações.
Habilitando Cache
Agora que você tem o plug-in de cache LiteSpeed instalado e configurado, você deve ativar os recursos de cache. Aqui estão os passos.
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique em LiteSpeed Cache e depois em Cache no menu de navegação e defina a opção Ativar Cache como ATIVADO. Isso fará com que o plug-in comece a armazenar em cache o conteúdo do seu site.
Você pode então rolar para baixo e escolher suas configurações conforme necessário. Também existem guias adicionais que você pode usar para acessar mais configurações. Para obter informações detalhadas, consulte o guia oficial do LiteSpeed Cache para iniciantes.
Clique no botão Salvar alterações após escolher suas configurações.
Como limpar todo o cache
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e caixa de ferramentas no menu de navegação.
Clique no botão Limpar tudo. Você terminará quando vir uma mensagem informando “Todos os caches foram limpos com sucesso”.
Rastreador de Cache LiteSpeed
A ferramenta de rastreador revisa seu site em busca de conteúdo antigo e atualiza o cache existente. Isso garante que os visitantes vejam o conteúdo mais atualizado quando visualizam seu site. Por exemplo, se você atualizou o conteúdo de uma página recentemente, um visitante pode ver a versão mais antiga “em cache” da página.
Você pode executar o rastreamento manualmente ou configurar uma tarefa cron para rastrear automaticamente seu site em uma programação definida. Aqui estão os passos.
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e Crawler no seu menu de navegação.
Clique no botão Executar manualmente para iniciar um rastreamento imediatamente.
Isso levará algum tempo para ser concluído. Você pode clicar no botão Mostrar status do rastreador para ver o progresso.
Para configurar um rastreamento automático, clique na guia Configurações gerais.
Você pode então selecionar suas configurações de rastreamento.
Mude a opção Crawler para ON.
Clique no botão Salvar alterações.
Ferramentas de otimização do WordPress
Agora que você configurou o cache do seu site, examinaremos as ferramentas adicionais disponíveis incluídas no plug-in LiteSpeed Cache. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho do seu site WordPress.
Ferramentas CDN
Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) armazena partes do seu conteúdo, como imagens, em um servidor separado do seu site. Esses servidores CDN normalmente são otimizados para um tipo específico de conteúdo. Muitas vezes, eles também estão em locais diferentes para que possam “distribuir” o conteúdo globalmente.
Aqui está como habilitar as configurações de CDN no plug-in LiteSpeed Cache. Você também precisará habilitar o serviço CDN em sua conta QUIC.cloud.
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e depois em CDN no menu de navegação.
Você deve então criar um registro CNAME com o texto fornecido.
Clique no botão Continuar. O CDN começará a funcionar assim que a alteração do CNAME for verificada. Observe que essa alteração pode levar até 24 horas para se propagar.
Otimização de imagem
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e em Image Optimization no seu menu de navegação.
Clique no botão Reunir dados de imagem. Esta opção só aparecerá se você tiver carregado imagens em seu site.
Você pode clicar no botão Enviar solicitação de otimização. Em seguida, ele enviará suas imagens para a conta QUIC.cloud.
Otimização de página
O plug-in LiteSpeed Cache inclui uma ampla gama de recursos de otimização de página, agora mostraremos como acessá-los. Como a configuração específica do site pode diferir, recomendamos apenas ajustar as configurações com as quais você está familiarizado. Além disso, teste seu site extensivamente depois de fazer qualquer alteração aqui.
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e depois no link Otimização de página no menu de navegação.
Você pode então escolher suas configurações de otimização de CSS.
Você pode clicar nas guias adicionais para acessar mais opções de otimização de página.
Clique no botão Salvar alterações após fazer qualquer alteração.
Certifique-se de limpar todo o cache conforme descrito acima.
Otimização de banco de dados
Manter seu banco de dados livre de conteúdo antigo ou não utilizado é outra maneira importante de garantir que seu site esteja funcionando sem problemas. Por exemplo, você pode usar este plug-in para excluir rapidamente todos os comentários “Spam” e “Trashed” ou “Post Revisions” com apenas um clique.
Faça login no seu painel do WordPress.
Clique no link LiteSpeed Cache e em seguida, no link Banco de dados em seu menu de navegação.
Você pode então selecionar o elemento de banco de dados específico que deseja limpar. Você também pode clicar no botão Limpar tudo para removê-los todos de uma vez. Ele executará imediatamente o processo de limpeza.
Agora você já sabe como otimizar seu site usando o plugin LiteSpeed Cache, melhore o desempenho e a segurança do seu site WordPress agora!
Vamos criar um projeto juntos?
Deixe seu projeto em boas mãos, conte conosco! Tem todas as informações e está preparado?